Friday, April 25, 2014





Não sou uma pessoa que se preocupa com muita antecedência. Deixo um pouco as coisas para o fim... E não, não me orgulho. Mas este ano é diferente. Tenho exames nacionais que vão ser essenciais para a minha entrada na faculdade. Português, História A, Espanhol e Inglês... São esses os exames que vou fazer daqui a uns tempos. Sendo os mais importantes, Português e História A pois serão os que provavelmente vou usar para a entrada na conceituada FDUP, em Direito. 
Ainda estou com o pé atrás sobre o curso que vou escolher, porque por mais interessante que ache Direito, tenho imensos receios sobre o tipo de curso, as cadeiras, a possibilidade de ter emprego no futuro e se realmente terei prazer em exercê-lo. Gosto de Comunicação, gosto de todas as formas em que existe a oportunidade de termos contacto com alguém, passar alguma mensagem e fazer o dia de uma pessoa um pouco melhor. Mas depois de falar com algumas pessoas que trabalham em televisão e na comunicação em geral, essas disseram-me que era uma área muito complicada para arranjar emprego. Resumidamente, a cunha ajuda. Aí entra o meu grande amor, a Música. Talvez o que me dá mais prazer de fazer... Mas não pretendo exercer de forma profissional, porque como vida estável que pretendo levar não vejo a Música consoante as minhas capacidades e sorte, a dar-me os planos que construí para o meu futuro. 
É o stress e a ansiedade que me acompanham nesta última fase da minha vida... O secundário. Se alguém estiver no curso de Direito, peço-vos que me deixem uma palavra sobre as vossas experiências. Preciso de informações mais consistentes. E de muita sorte... Porque GAVE, é GAVE. E se é para estragar o futuro dos alunos, eles estão lá para apoiar. 

21 comments:

  1. Não tenho blog por isso o comentário terá que ser em anónimo... e peço desculpa por isso :p
    eu também vou para a faculdade este ano e a minha primeira opção tem uma média muito alta, que eu nao sei se consigo atingir por isso, tenho que ter outras opções! E a minha 2ª opção será Direito, pois de alguma maneira, consigo ir para onde quero, por essa via... mas também tenho uma mistura de "receio" e curiosidade quanto ao curso! Não sei se não será demasiado teórico ou, por as cadeiras incidirem todas sobre o mesmo, praticamente, um pouco "frustrante"... :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não tem mal! Desde já, obrigada por este comentário. :)
      Eu também estou preocupada com as médias. Porque apesar de ter uma média interna boa, sei que as notas nos exames vão condicionar e MUITO com a minha média interna. Principalmente com estas novas regras da GAVE, que têm de ser 2 anos num exame. É assustador!
      Mas dá o teu melhor nos exames e vais ver que vais conseguir entrar na tua 1ª opção. Há que lutar, por muito cliché que seja.
      Direito é excessivamente teórico. Pelo que vi, na lista de cadeiras de cada semestre é só cadeiras teóricas. Mas vejo várias cadeiras ao qual ia ter todo o interesse em estudar. Só que como disse, não sei se é para Direito que sou vocacionada. É difícil não é?
      De qualquer maneira, podes entrar no curso e se não achares que é ideal para ti, podes mudar no 1º semestre!
      Boa sorte! Espero que tenhas muita sorte nos exames e entres na opção que tanto desejas. Para te deixar um pouco mais otimista, as médias este ano de certeza que vão descer! ;)

      Delete
  2. P.S Também na FDUP!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A sério? Então se ambas entrarmos na FDUP em Direito (eu sei que não é o teu principal objectivo), vamos ser da mesma turma! Que giro! :)

      Delete
  3. Este ano também tenho exame mas só português e Matemática porque ainda não estou no secundário. Quanto a direito não sei muito mas boa sorte!

    ReplyDelete
  4. O curso em que estou nada tem a ver com os que referes, mas acho que posso ajudar de alguma forma. Esquece se podes vir a ter emprego ou não! Se fores por aí, nem venhas para o ensino superior. A sério. Porque já nem medicina tem saída segura. Agora, só tem saída para os bons, bons mesmo, e até esses têm dificuldade às vezes. Por isso, independentemente do curso que escolheres, lembra-te de dar tudo de ti, par teres as melhores notas, teres o melhor curriculo, tudo isso. Porque é isso que vai fazer com que tenhas ou não emprego... o curso, esse é meio irrelevante :b
    r: ainda bem que gostaste :)

    ReplyDelete
  5. Concordo com a Kiara :)
    R: Ahahah, talvez seja isso!

    ReplyDelete
  6. Não te posso ajudar porque nem sei bem o que quero ainda :)
    R: é pois, obrigada!

    ReplyDelete
  7. Concordo o que já foi dito antes :) R: Reparei nisso pelos teus posts, mas não nos podemos deixar ir abaixo assim. A vida são dois dias e há que levantar os braços para o mundo! Obrigada obrigada, fico tão contente. Ahaha fico à espera que contes qual vai ser a vingança

    ReplyDelete
  8. tbm vou fazer exame este ano, q medo

    ReplyDelete
  9. Adorei o teu blog, já estou a seguir. :)
    Não te posso ajudar nesta área porque ainda tenho um longo caminho para ai chegar, mas desejo-te toda a sorte do mundo.

    ReplyDelete
  10. Segue o teu sonho, o que tu gostas, apenas. O que tiver de vir, virá.
    R: Eu não me vingo dela, deixo a vida vingar-se por mim. Não faz mal :) Eu também não sou exemplo que respondo rápido, ainda para mais quando ando bastante ausente daqui.. Sim, lá está!

    ReplyDelete
  11. r: Eu estou em Matemática :)

    ReplyDelete
  12. Adoro completamente as duas últimas frases, pura verdade!

    Spence *.*

    ReplyDelete
  13. Também gostei bastante do teu blog! Principalmente das pinceladas em aguarelas no teu modelo!
    Segui!
    Olha acabei por conversar com a minha tia quando estive com ela, correu tudo bem obrigada pelo concelho!

    ReplyDelete
  14. Espero que te corra tudo bem e tomes a melhor decisão :)

    ReplyDelete
  15. este ano, estou no meu 1ºano, e já pensei em mudar para direito. Quando me candidatei tbm me candidatei para jornalismo. e sim tanto direito como jornalismo é preciso "nome". mas com trabalho tudo se consegue. não penses se terás ou não emprego, se pensares assim vais ter de ficar em casa ;) vai para aquilo q gostes :)

    ReplyDelete
  16. Concordo com a Kiara! Não te preocupes com as saidas que tera porque esta tudo igual!
    Eu amo musica, entrar no gj foi a melhor coisa que me aconteceu, cantar ajuda-me a aliviar todo o stress e quando ouço musica faço de tudo e mais alguma coisa na minha cabeça!
    Mas não quero seguir musica no ensino superior, ainda não sei, mas acho que não...
    R: Eu tambem quero acabar o secundário estou cheia daquilo!
    Ainda bem que estas a conseguir ultrapassar tudo <3

    ReplyDelete
  17. eu até gosto de matemática :)

    ReplyDelete
  18. r: Sim, também adoro a Spence!

    ReplyDelete



blogger template by lovebird