Monday, December 16, 2013


Hoje vou falar um pouco do que tenho andado a sentir, de forma muito direta, sem rodeios. E escrevo-vos porque tenho andado muito cansada. Cansada de fracassar vezes sem conta e não conseguir erguer-me perante as dificuldades. Não é por falta de força, mas sim porque não consigo lidar com a minha incapacidade. Alias, eu detesto ser tão competitiva e ter a necessidade de me comparar a todas as pessoas que me rodeiam, fazendo-me sentir ainda mais incapaz. E perguntam vocês, ao que me comparo?
Então é assim, faz talvez 4 meses que eu tímida e insegura entrei em aulas de canto. Eu sempre quis ser cantora, sempre quis estar envolvida no mundo da música onde por sinal, acabei por cantar num programa de televisão da SIC Radical. Sim, é verdade! Eu, eu e eu... Eu fui cantar a um programa de televisão! Ainda me parece surreal e ainda preciso de repetir várias vezes para me fazer acreditar. Até aí, eu pensava que não era uma má cantora, mas também, nunca me achei uma pop star, ou algo desse género. A insegurança está sempre lá, estando bem sucedida ou não. 
Voltando ao ponto inicial, sem começar a divagar... Eu entrei em aulas de canto, porque eu queria/quero aprender a saber cantar e a usar as técnicas fundamentais para não ser apenas uma reles pop star (não difamando as próprias). Só que eu não sabia, que ainda não estava preparada para descobrir como a realidade é dolorosa. Prometo não me tornar demasiado dramática. Bem...

Comecei a perceber que para cantar ópera, porque num conservatório não se canta músicas ligeiras (e ainda bem, porque adoro o mundo lírico), é preciso muito mais que deitar a voz cá para fora e fazer uns vocalizos (com z ou s?). É preciso, um conjunto de técnicas que o meu corpo insiste em fazer o contrário... O meu corpo é fantástico para não saber seguir as regras que ele precisa de seguir. Então, acabo sempre por parecer um pintainho acabado de nascer e prestes a parir. "Parvoíces" minhas. Mas esperem... O pior não é o que pareço, para além daqueles tiques estranhos que faço. Mas sim, como a minha voz soa. Foi aí, que precisei inevitavelmente de ouvir todas as vozes naquele sítio sagrado e perceber, que eu sou uma miúda de 17 anos que canta com voz de uma criança de 8 anos (desculpem!). Não, não é desafinada! É mesmo, um pintainho a nascer e sem saber o que fazer a seguir. Portanto, digo-vos... É triste amar algo que não se consegue atingir. Porque, eu bem sei, de pessoas que começaram ao mesmo tempo que eu e já cantam como grandes galos, cheios de vibratto e tudo muito très chic

Desculpem. Tinha de escrever um testamento para ao fim dizer, que sou uma infeliz com aquilo que possuo. Uma voz mutante. Só espero puder arranjar emprego, a fazer vozes de animais em desenhos animados. Pelo menos isso... 

8 comments:

  1. mas tu és tão tonta por não agradeceres o dom que tens....

    ReplyDelete
  2. Se são só 4 meses não podes esperar milagres. Não há grandes dons, nem grandes talentos de nascença. Há trabalho, persistência e amor à camisola, em tudo e mais alguma coisa. A voz é não mais que um instrumento acústico que pode ser trabalhado, melhorado e naturalmente afinado. Por isso não desanimes! :)
    Eu estou naquele coro há pouquíssimo tempo e já notei tantas melhorias, não mto significativas, não mto grandiosas, mas que me deixaram orgulhosa. Hoje controlo mto melhor as notas mais agudas e o meu vibratto que ainda não é nada de especial. E isto num coro! Em aulas de canto, aposto que consegues desenvolver-te melhor :)
    Espero que te corra bem! E um dia espero poder ouvir :)

    R: Semântica é uma cadeira de Ciências da Linguagem, não da Comunicação, mas eu estou em Línguas Literaturas e Culturas. Estou em Semântica por opção :)

    ReplyDelete
  3. Minha querida, aconteceu-me mais ou menos o mesmo quando mudei de escola este ano. Sempre tive boas notas a desenho e estava habituada a ser a melhor da turma, até que chegou a uma turma e escola novas onde as minhas antigas técnicas de desenho valem zero. Estou a aprender tudo como se fosse a primeira vez, vejo os meus colegas a desenharem muito melhor que eu e isso obriga-me a fazer o dobro do trabalho. Mas nada de consegue sem esforço, e tenho a certeza que tanto tu como eu vamos conseguir chegar onde queremos. Basta trabalhar para isso :)

    ReplyDelete
  4. óhh! a verdade é que muitas vezes sentimos tantas coisas e temos medo de o dizer.. espero que fiques bem :) e que consigas aquilo que queres **

    ReplyDelete
  5. r: Oh, muito obrigada! Seguirei sim :D

    ReplyDelete
  6. Oh, não te desvalorizes tanto! Aceita aquilo que tens e torna especial querida :)

    ReplyDelete
  7. Concordo com a Anya, não podes desistir tão cedo.
    Foi mais fácil para uns olha, eles apanharam mais rápido, tu precisas de mais tempo, usa-o.
    Espera, verás que tudo se resolverá!

    ReplyDelete
  8. Estás a ser muito dura contigo não? Eu tenho 22 e às vezes dá-me vontade de me rebaixar com coisas que fiz e faço mas acho que estás a ser mesmo muito dura contigo mesmo.

    ReplyDelete



blogger template by lovebird